27 de fevereiro de 2012

Estou lendo e recomendo!

O livro Participo Que..: desvelando a punição intramuros, de Anderson Moraes de Castro e Silva. O autor, professor no Mestrado em Propriedade Industrial e Inovação (Academia do INPI) e no Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania no CESEC (Universidade Cândido Mendes), estuda o sistema penal fluminense há mais de uma década.
O livro de Castro e Silva é fruto de sua tese de doutorado em ciências sociais, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na ocasião da defesa da tese, a banca examinadora ressaltou a qualidade da pesquisa e recomendou o texto para publicação por entender que a obra preenche uma lacuna na bibliografia sobre o sistema penal brasileiro.
Em Participo que..., o autor utilizou-se da observação participante e do estudo do Livro de Partes Disciplinares do Instituto Presídio Hélio Gomes para averiguar de que modo à sanção disciplinar formal, instrumento punitivo administrativo, era empregada pelos agentes penitenciários na gestão daquele estabelecimento de custódia. O autor aborda com maestria as interações dos encarcerados com a comunidade na qual se encontra localizado o presídio e, ainda, com os ocupantes de um prédio vizinho que foi invadido por populares e, por fim, com os policiais militares “guariteiros”. Sua obra desvela eficientemente os processos de interação existentes entre a sociedade de cativos e os estrangeiros do cárcere (também denominados de alienígenas pelos apenados).

Nenhum comentário: