19 de julho de 2012

Teoria Geral do Sujeito Autopoiético de Cândido da Agra


A Teoria Geral do Sujeito Autopoiético é um modelo teórico que assume uma visão biopsicossociológica do comportamento criminal, tentando compreender os complexos e interactivos factores e processos biológicos, psicológicos, eco-sociais e sócio-culturais que estão em jogo (Manita, 1998).
O criminoso, como qualquer outro indivíduo, está inserido num determinado contexto e temporalidade, é detentor dum percurso e duma história de vida, ao longo dos quais vai construindo a sua “versão do real” e desenvolvendo uma forma de manifestação de si e de apreensão do mundo, onde as suas ações, incluindo as transgressivas, adquirem um sentido e uma lógica. 
 O sistema do sujeito é uma arquitectura de subsistemas complexos articulados entre si (personalidade, comportamento e significação) e organizados hierarquicamente.
O sistema de personalidade é composto por diferentes estratos inter-comunicantes, ordenados numa estrutura hierárquica dentro da qual estabelecem entre si relações funcionais e de interdependência mútua. São sete os subsistemas constitutivos do sistema de personalidade, ao longo dos quais se vai ascendendo em termos de complexidade e auto-organização.

Nenhum comentário: