26 de junho de 2012

O Ensino da Criminologia, a desconstrução de um estigma - Parte I

O ensino da criminologia deve assumir nos próximos anos um lugar de destaque no cenário nacional inclusive nos concursos públicos em todo Brasil como já acontece em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O viés criminológico, indica que o caráter interdisciplinar está num claro estreitamento com a prática criminológica conectada com a fundamental aplicação da investigação. Como não há uma preparação universitária " criminológica ", pois os institutos Penais e processuais são de longe a grande mola mestra do Direito, neste momento existe uma retomada do ensino e da integração entre os sistemas criminais, que por conseguinte, é significativo que o ensino da criminologia busca outras questões e razões para o momento exarcebado do conflito, de modo que, se considerarmos que a criminologia tem numerosas aplicações práticas, não deve ser esquecido que o ensino teórico e a prática criminológica devem estar estreitamente relacionados.
O ensino da criminologia e da penologia aspira o conhecimento dos fatores criminógenos e todas as formas de criminalidae adulta e juvenil. A etiologia do comportamento criminal e a avaliação dos efeitos da penitenciaria, a reabilitação, o processo e o sistema correcional no Brasil e no estrangeiro, serão os principais objetivos que o aluno/estudioso devem alcançar.
Em alguns países desenvolvidos têm sido realizadas pesquisas para a avaliação real do sistema de justiça penal, ao mesmo tempo que a Moderna Criminologia, abandona o criminoso como ponto fundamental das causas da criminalidade, procurando verificar problemas sociais, a repercussão do crime na sociedade e algumas formas não ortodoxas de comportamentos anti-sociais que não estão ligados diretamente a questão da pobreza, desemprego, etc.

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