3 de abril de 2012

II Simpósio Internacional Hooliganismo e Copa de 2014 | CPDOC

O hooliganismo é um fenômeno histórico correlato ao desenvolvimento do futebol profissional e se manifestou, com intermitências, no decorrer do século XX. Ele adquiriu visibilidade internacional a partir da Grã-Bretanha, em fins da década de 1960, logo após a realização da Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, e se difundiu ao longo do decênio de 1970 na Europa continental. A sistematização da lógica de confrontos grupais juvenis ocorreu graças à regularidade das competições futebolísticas europeias, que permitiam encontros tanto em âmbito clubístico quanto em nível de selecionados nacionais.

Desde a década de 1980, com a ocorrência de tragédias de impacto midiáticoHeysel (1985) e Hillsborough (1989), para citar as mais dramáticasautoridades e forças repressivas na Europa têm envidado esforços no sentido de conter os embates, de punir e de impedir a entrada de grupos de torcedores que constituem potencial ameaça à “ordem” dos espetáculos esportivos. Junto ao crescente processo de penalização e de repressão, políticas de higienização, gentrificação e modernização dos estádios completam esse quadro de asfixia e afastamento dos atores “indesejados” do futebol, com estratégias de limitação no interior das arenas remodeladas.

O remodelamento dos estádios e a onda sensacionalista difundida pelos meios de comunicação de massa acerca do estereótipo “hooligan” têm instigado a Academia a compreender e explicar em bases científicas as motivações antropológicas, sociológicas e políticas associadas ao comportamento torcedor. Desde a publicação em língua portuguesa de Quest for excitement (1986), no ano de 1994, o público brasileiro tem tido acesso às teorizações e às conceituações de Norbert Elias não apenas sobre a sociologia do esporte como, em particular, sobre o caso do hooliganismo na Grã-Bretanha.

Nesse sentido, a iniciativa pioneira do primeiro Simpósio Internacional Hooliganismo e Copa de 2014, organizado pela professora Heloísa Reis, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi extremamente feliz ao trazer para o Brasil, em abril de 2011, o sociólogo Eric Dunning, coautor, com Elias, de A busca da excitação. Trata-se de um dos mais abalizados estudiosos da violência torcedora sob o prisma eliasiano. Se hoje inúmeros outros estudos têm sido feito nesse campo, permitindo rever e até mesmo refutar postulados e conceitos formulados pela dupla Elias-Dunning, sua vinda possibilitou a abertura de um debate no Brasil em termos mais amplos e numa perspectiva que permite comparações entre diferentes realidades nacionais.
 Os megaeventos esportivos que se avizinham estão a exigir, além das obras esperadas, o conhecimento científico de uma realidade tão complexa como a da filiação clubística e a da passionalidade torcedora no mundo contemporâneo. Este evento é uma oportunidade de, com devida antecedência, colocar este tema na agenda científica nacional.
Fonte: FGV - Bernardo Buarque de Holanda

Nenhum comentário: