13 de abril de 2011

México encontra mais 11 corpos em valas comuns

Ao menos 11 corpos foram localizados em cinco valas comuns em torno de uma casa abandonada do estado de Sinaloa, no noroeste do México, informou na noite de terça-feira a promotoria estadual.
"Após 10 horas de buscas, concluímos que há 11 corpos, incluindo os de duas mulheres", disse à agência France Presse um funcionário da promotoria de Sinaloa.
Os 11 corpos encontrados em Sinaloa, sobre a costa do Pacífico, somam-se aos 116 cadáveres localizados nos últimos dias em valas comuns no estado de Tamaulipas (nordeste).
Os corpos em Sinaloa estavam no município de Ahome e foram vistos por um camponês, que avisou as autoridades. Até o momento não foi identificada qualquer vítima.
Segundo as primeiras investigações, a casa abandonada próxima às valas era utilizada para torturar as vítimas.
Um funcionário da promotoria, que pediu para não ser identificado, apontou os carteis Los Zetas e Beltrán Leyva como responsáveis pelas execuções. Os dois grupos lutam pelo poder contra o cartel de Sinaloa, do chefão Joaquín "Chapo" Guzmán.
O México vive uma verdadeira guerra interna envolvendo os carteis do narcotráfico, que já deixou mais de 35 mil mortos nos últimos quatro anos, quando o presidente Felipe Calderón implementou sua estratégia de segurança.
A situação tem afastado turistas e investidores, em um momento em que o México se recupera da sua pior recessão nas últimas décadas.
A violência das drogas no México também abala as chances de vitória do Partido Ação Nacional (conservador, de Calderón) nas eleições presidenciais do ano que vem, e também causa tensões do governo com os EUA, principal parceiro comercial do México.
No mês passado, o embaixador norte-americano na Cidade do México renunciou ao cargo, em meio a acusações mútuas de negligência no combate aos traficantes.

Nenhum comentário: