14 de setembro de 2010

Quenianos conhecem iniciativas do Rio


Uma delegação de 11 autoridades de Quênia — entre eles três governadores de província e comandantes de polícia — está no Rio para conhecer projetos sociais ligados à segurança pública. Os visitantes africanos vão conferir como é o trabalho de programas como as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic). Eles percorrem hoje o Morro Santa Marta, em Botafogo, e visitam a 13ª DP (Copacabana). Ontem, a comitiva esteve no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, sede do AfroReggae.
“Eles vieram conhecer programas de prevenção à violência e de apoio à juventude. Vamos mostrar para eles o trabalho das Dedics, UPPs, Proerd e Papo de Responsa, desenvolvido em conjunto com o AfroReggae”, conta Jéssica Oliveira, subsecretária de Ensino e Programa de Prevenção da Secretaria Estadual de Segurança.
No AfroReggae, a comitiva foi recebida pelo policial civil Beto Chaves, um dos coordenadores do projeto Papo de Responsa, que conscientiza jovens sobre problemas como drogas, violência e crimes na Internet.

O coordenador do Grupo AfroReggae, José Júnior, acredita que a retirada de jovens da criminalidade não pode depender exclusivamente das UPPs. Para ele, é preciso que o governo atue da mesma forma em pontos ainda dominados pelo poder paralelo. Ainda segundo ele, o AfroReggae sempre ‘resgatou’ meninos do crime e nunca precisou da presença policial.

Fonte: SESEG/RJ e o Dia On line

Nenhum comentário: