23 de novembro de 2009

A nova roupagem da Polícia Militar do Rio

Os 300 de Beltrame! ( atual Secretário de Segurança do Rio) Com a manchete acima, a revista Veja deu destaque a formação dos novos integrantes das força policiais do Estado do Rio de Janeiro.
Neste momento me pergunto se as novas turmas de policiais com expertise acadêmica farão efetivamente a diferença! Não obstante a bagagem cultural , há que se levar em consideração a vocação dos desafios, pois a carreira policial não é e nunca será tarefa fácil de se lidar, é necessário que o postulante a tal cargo tenha uma série de atributos que não são encontrados em qualquer mercado e exerça com desenvoltura o equilíbrio emocional não encontrado em humanos normais.
A percepção da motivação da carreira, haja vista que, os sobressaltos são evidentes e visíveis, torna-se cada vez mais perigoso o fato da constante ameaça do mal e da linha de desequilíbrio social que se mistura nas profissões, seja ela civil ou militar. Obviamente, não se objetiva pessoas acima do bem ou do mal, mas se prima pela consciência do valor dos detalhes, das pequenas coisas, da releitura da moral e da ética, necessário se faz uma revisão interna dos princípios norteadores da vida deste iniciante na carreira, via de regra, é como vestir algo novo sem os devidos cuidados com a higiene, é imperioso que haja um recomeço, um olhar diferenciado das percepções sociais, muito mais que transformar, é reordenar seus conceitos, torná-los fortes o suficiente e que não haja sombra de variação.

Nenhum comentário: