1 de fevereiro de 2011

Conhecimentos FILOSÓFICOS - O que é? parte 1 SPINOZA

O QUE SÃO A OPINIÃO, A CRENÇA E O CONHECIMENTO CLARO

 Trataremos agora dos efeitos dos diferentes conhecimentos, dos precedente e diremos ainda uma vez, rapidamente, o que são a opinião, a crença e o conhecimento claro.

Chamamos o primeiro conhecimento: opinião, porque está sujeito ao erro e porque ele nunca se deu com relação a alguma coisa da qual estamos certos, mas com relação ao que se diz conjecturado ou suposto.
Chamamos o segundo conhecimento: crença, porque as coisas que alcançamos somente pela razão não são vistas por nós, mas são conhecidas por nós apenas pela convicção, no entendimento, que deve ser assim e não de outra forma.

Mas chamamos de conhecimento claro aquele que se adquire não por uma convicção nascida de raciocínios, mas pelo sentimento e pela fruição da própria coisa; ele supera em muito os outros.

Após esse preâmbulo, cheguemos aos efeitos: diremos que, da primeira, surgem todas as paixões que são contrárias à sã razão. Da segunda, o bons desejos e, da terceira, o verdadeiro e puro amor - com tudo que nasce dele.

Assim, colocamos como causa próxima de todas as paixões na alma o conhecimento, porque consideramos como absolutamente impossível que um homem que não concebesse nem conhecesse - segundo os modos descritos acima - pudesse ser levado ao amor, ao desejo ou a qualquer outro modo do querer.

Nenhum comentário: