2 de março de 2010

Chile estende toque de recolher por 18 horas em Concepción para conter violência

Presidente do Chile condena saques e diz que criminosos receberão "rigor da lei"
Que Criminosos são esses? que no sofrimento dos seus, ainda encontram forças para espalhar o terror.

Um toque de recolher foi imposto às 21h de domingo até às 6h de segunda-feira. Ontem, o governo estendeu o horário das 20h até o meio-dia. No segundo dia, segundo Ramírez, 58 pessoas foram presas por infringir o toque de recolher. Eles foram levados ao ginásio municipal, que serve de abrigo.
Para Ramírez, a segurança "melhorou paulatinamente e não é comparável à noite anterior". "É uma situação de relativa normalidade, houve focos menores de conflito. Não tivemos relatos de ações de pilhagem e bandidagem", disse.
A presidente Bachelet condenou nesta terça-feira os saques e violência registrados nas áreas mais afetadas pelo terremoto e afirmou que os criminosos "receberão todo o rigor da lei".
Bachelet se reuniu nesta manhã com os comandantes das Forças Armadas para coordenar o envio de ajuda às zonas mais afetadas pelo terremoto, no centro-sul do país.
"Nosso objetivo é levar ajuda às pessoas e enfrentar a emergência nas zonas devastadas, quem não entender isso, vai receber todo o rigor que a lei contempla para estas ações delinquentes que não estamos dispostos a tolerar", disse a presidente, citada pela imprensa chilena, em referência aos saques e atos de vandalismo.
Esporádicos a princípio, os saques se intensificaram e ficaram mais violentos nas últimas horas, apesar do toque de recolher e do reforço do patrulhamento pelas tropas chilenas nas regiões mais atingidas pelo terremoto.
A violência aumenta os temores da população, já angustiada com a falta de alimentos e a situação de abandono em várias localidades. Em Concepción, 500 km ao sul da capital e epicentro da tragédia, a situação era crítica: ainda não foi implementado um canal de distribuição de alimentos e, apesar da forte presença militar nas ruas, os saques prosseguiam.
No domingo, um homem morreu baleado por um grupo que tentava assaltar sua casa na periferia de Concepción, em meio ao toque de recolher.
A polícia identificou o homem como Romeo Alexis González Martínez, 22, morador de Chiguayante, na periferia da cidade de Concepción, informa o jornal chileno "La Tercera".
A violência também foi registradas em outras cidades, como na localidade costeira de Dichato, onde moradores denunciaram saques cometidos por pessoas vindas de outras regiões. O governo chegou a estender o toque de recolher para outras três cidades: Talca, Cauquenes e Constitución.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário: