28 de fevereiro de 2013

Conflito sociais e sua repercussão no contexto da Ordem Publica - Parte 1


A organização policial e não policial e sua articulação com a sociedade civil, tendem a observar e a manejar a ordem publica e em muitos casos é agir como agencia controladora. A agencia controladora é o Governo, que detém o poder de controlar e punir que pertencem ao sistema de Justiça Criminal. Existe um comportamento  Legal e outro Ilegal ( Skinner ); o comportamento ilegal traria consequências adversavas a agencia governamental, ou seja, é necessário que a sociedade cumpra fielmente as regras sociais pré estabelecidas.
Outro aspecto importante segundo Skinner é como reagem os controlados diante dos controladores, existe uma aceitação incondicional?
Skinner sublinha e enfatiza que existe um intercâmbio reciproco entre os participantes...
Há pelo menos duas teorias que interpretam de maneira diferente os conflitos sociais, uma que se refere a patologia social , que o conflito está no contexto social e é próprio da dinâmica das relações sociais, já a outra, interpreta o conflito como problema, as sociedades são harmônicas e equilibradas, o conflito deveria ser eliminado ou reprimido, ele não tem espaço dentro do sistema social.
Segundo alguns, no atual momento, a globalização e o neo-liberalismo obrigam a um redimensionamento do conceito de violência, pois a violência contemporânea se renova nas questões subjetivas quanto em suas realidades históricas.
No recente caso do sinalizador que vitimou um jovem torcedor boliviano, a temática defendida pelos que confessam e professam sua fé no time de futebol, leva as circunstâncias de paixão, amor e ódio, às últimas consequencias e muitas das vezes a uma violência fragilizada pelo contexto social da cultura do conflito.

Nenhum comentário: